Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

Índex de Patentes do IEP 2021

O Instituto Europeu de Patentes lançou hoje o Índex de Patentes 2021, o qual revela que os pedidos de patentes oriundos de Portugal atingiram, no ano passado, um crescimento de recorde de 13,9 por cento apesar do contexto pandémico.
05 abr 2022, 09:23
Índex de Patentes do IEP 2021
Índex de Patentes do IEP 2021

O Instituto Europeu de Patentes (IEP) lançou hoje o Índex de Patentes 2021, o qual revela que os pedidos de patentes oriundos de Portugal atingiram, no ano passado, um crescimento de recorde de 13,9% apesar do contexto pandémico.

Esta forte recuperação destaca Portugal como o Estado Membro da União Europeia com maior crescimento (de entre os países com mais de 200 pedidos de patentes), com mais de cinco vezes a taxa média da UE27 de 2,7%. No ano passado, as empresas, organizações de investigação e universidades portuguesas apresentaram 286 pedidos de patentes ao IEP, o volume anual mais elevado até à data.

O IEP recebeu no total 188 600 pedidos de patentes em 2021, um aumento de 4,5% após um ligeiro decréscimo em 2020 (-0,7%).


Tecnologia informática, biotecnologia e tecnologia médica são as principais áreas de inovação

Os pedidos de patentes em tecnologia informática mais do que triplicaram em 2021 (de 10 para 32), fazendo desta a área tecnológica com o maior número de pedidos de patentes em Portugal. Os pedidos de patentes em biotecnologia cresceram 82,4%, deixando esta área em segundo lugar nos pedidos de patentes, enquanto a tecnologia médica, anterior líder, ficou em terceiro lugar, com uma queda nos pedidos de patentes de 3,3%. O sector dos transportes, que inclui a indústria automóvel, passou do décimo lugar para ser a quarta maior área tecnológica em Portugal, mais do que duplicando os seus pedidos de patentes (+114,3%).

Universidades e institutos de investigação desempenham um papel fundamental para a inovação em Portugal

Cinco dos 10 maiores requerentes de patentes portugueses são universidades ou institutos de investigação, o que os torna agentes fundamentais na dinamização da inovação em Portugal. São eles a Universidade do Minho, a Universidade do Porto, o Politécnico de Leiria, a Universidade de Aveiro, e o Instituto de Investigação da Floresta e do Papel - RAIZ, e contribuem com 45% do total dos pedidos de patentes apresentados pelos 10 maiores requerentes de patentes portugueses.

A Região Centro mais do que duplica os seus pedidos de patentes

A região Norte volta a liderar o ranking regional, mas a sua quota caiu para 40% face aos 56,2% do ano anterior. Em contrapartida, o Centro aumentou os seus pedidos de patentes em 133,3%, aumentando assim a sua quota de 15,7% para 31,9% do total de pedidos de patentes com origem em Portugal.


Para estatísticas detalhadas, consulte o Índex de Patentes do IEP 2021 em www.epo.org/patent-index2021.