Montenegro torna-se o 39º Estado contratante da OEP
A cerimónia de adesão decorreu hoje, em Munique, durante a reunião do Conselho de Administração do EPO, na qual o INPI marca presença.
Montenegro torna-se o 39º Estado contratante da Organização Europeia de Patentes
Montenegro tornou-se recentemente o 39º Estado a aderir à Organização Europeia de Patentes. Isto segue-se à deposição do seu instrumento de adesão à Convenção Europeia de Patentes (EPC - European Patent Convention) a 15 de julho de 2022.
Assim, desde 1 de outubro, os pedidos de patente europeia incluem a designação do novo Estado contratante - Montenegro.
A cerimónia de adesão decorreu hoje, em Munique, durante a reunião do Conselho de Administração do EPO, na qual o INPI marca presença.

"Estamos muito satisfeitos por receber o Montenegro como o nosso mais novo Estado-Membro. Tendo em conta os últimos 15 anos de estreita cooperação com o Ministério do Desenvolvimento Económico e Turismo e o Office nacional de Propriedade Industrial, esperamos que esta adesão beneficie a inovação local e os utilizadores. A adesão de Montenegro ao EPC também é um forte apoio à qualidade do sistema de patentes europeu.", refere António Campinos, Presidente do EPO.
A Organização Europeia de Patentes foi fundada com o objetivo de fortalecer a cooperação de em matéria de patentes na Europa. Atualmente inclui todos os 27 Estados Membros da União Europeia, bem como a Albânia, Islândia, Liechtenstein, Mónaco, Montenegro, Macedónia do Norte, Noruega, San Marino, Sérvia, Suíça, Turquia e Reino Unido.
Mais informação disponível no site do EPO.