Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

Nova ferramenta informática da OMPI - WIPO Sequence

A nova ferramenta informática da OMPI vem ajudar os requerentes de patentes a criar as suas listagens de sequências de nucleótidos e aminoácidos.
20 nov 2020, 20:34

A OMPI lançou este mês a WIPO Sequence, uma nova ferramenta informática de alcance mundial que permite aos requerentes de patentes criar as suas listagens de sequências - incluindo ADN, ARN e aminoácidos - compatíveis com a Norma ST.26 da OMPI, adotada pelos Estados-Membros.

A partir de 1 de janeiro de 2022, todas as listagens de sequências que figurem nos pedidos de patentes apresentadas a nível nacional e internacional devem cumprir a Norma ST.26 da OMPI.

Os pedidos na área da biotecnologia, incluindo o sequenciamento genético e a terapêutica médica, estão entre os mais caros de se produzir, dada a sua natureza extremamente avançada e complexa.

De acordo com as práticas atuais, os offices de PI tiveram que produzir as suas próprias ferramentas para os requerentes criarem as suas listagens de sequências, que resultou em listagens de sequências em formatos diferentes, dependendo da sua origem.

A WIPO Sequence representa um avanço, porque todos os offices de PI concordaram em adotar o seu uso para que os requerentes em todo o mundo tenham acesso à mesma ferramenta gratuita.

Isso não apenas garantirá que todos os requerentes de patentes tenham acesso à mesma funcionalidade, mas resultará também em benefícios significativos para o banco de dados de listagem de sequências e os seus utilizadores.

Garantir a consistência dos dados de listagem de sequências em diferentes jurisdições garante um ecossistema de PI eficaz numa economia digital.

Aceda a esta ferramenta em WIPO Sequence, disponível para Windows, Linux e MacOS, que inclui um manual de utilizador para ajudar os requerentes a gerar listagens de sequências compatíveis.


Fonte: OMPI