Portugal mantém 31.ª posição no Índice Global de Inovação da OMPI
Os resultados do Índice Global de Inovação (GII - Global Innovation Index) 2025 foram apresentados pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), em Genebra.
Portugal mantém 31.ª posição no Índice Global de Inovação da OMPI
O GII revela quais os países que lideram a inovação à escala global, a partir da análise do desempenho de 139 economias, com base em mais de 80 indicadores, destacando os seus pontos fortes e fracos
Portugal mantém a 31.ª posição, a mesma que ocupava em 2024, mas agora num universo de 139 países analisados, enquanto no ano anterior o estudo reportava a 133 economias mundiais.
À escala europeia, o posicionamento de Portugal teve uma ligeira melhoria, com a subida de uma posição no ranking das economias europeias, ocupa agora a 19.ª posição (em 2024 estava no 20.º lugar). Entre os 27 Estados-Membros da União Europeia é 16.ª economia mais inovadora.
Em relação às sete áreas de análise do GII, Portugal destaca-se no indicador Capital Humano e Investigação, onde ocupa a 21.ª posição no ranking mundial.
Nos indicadores Outputs Criativos e Sofisticação do Mercado também demonstra resultados positivos, ao ocupar a 25.ª e 26.ª posições, respetivamente.
Em relação ao indicador Infraestruturas, Portugal ocupa a 42.ª posição, uma melhoria face ao 46.º lugar ocupado no GII em 2024.
Em Sofisticação dos Negócios está na 34.ª posição, Outputs Conhecimento e Tecnologia 36.ª e no indicador Instituições posiciona-se no 38.º lugar.
A nível mundial, a Suíça mantém a liderança do Índice Global de Inovação da OMPI em 2025, seguida pela Suécia, Estados Unidos da América, República da Coreia, Singapura, Reino Unido, Finlândia, Holanda, Dinamarca e China, país que entra no top 10 pela primeira vez.
Uma das principais conclusões do GII 2025 é a queda do investimento em inovação, que se encontra, de acordo com este relatório, num nível historicamente baixo. Após a recessão de 2023, o investimento em inovação mostrou sinais de recuperação em 2024, mas a recuperação continua frágil, a maioria dos investimentos em inovação está abaixo da tendência de crescimento a longo prazo. A OMPI projeta que o crescimento desacelere ainda mais ao longo do ano de 2025 (2,3%).
Outra das conclusões é a de que os pedidos de patentes internacionais através da OMPI recuperaram (+0,5%), com um forte crescimento na República da Coreia (+7%), mas continuam a diminuir nos EUA, Japão e Alemanha.
O progresso tecnológico mantém-se e os indicadores socioeconómicos melhoraram, nomeadamente a produtividade do trabalho, a expectativa de vida aumentaram e diminuiu a pobreza.
Estes resultados foram apresentados numa sessão em Genebra, conduzida pelo Diretor-Geral da OMPI, Daren Tang, que contou com intervenções da Presidente da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah, do Presidente do Panamá, José Raúl Mulino, do Primeiro-Ministro da Bélgica, Bart de Wever, do Ministro dos Negócios Estrangeiros das Maurícias, Dhananjay Ramful, e do Ministro da Justiça do Uzbequistão, Akbar Djurabayevich Tashkulov.
A sessão encerrou com um painel de especialistas dedicado ao tema deste GII 2025 Innovation at a Crossroads: Charting the Future.
Consultar documento sobre dados de Portugal no Índice Global de Inovação de 2025
Consultar documento completo
Consultar site Global Innovation Index