Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

Portugal ocupa 30ª posição no Índice Global de Inovação da OMPI 2023

A Organização Mundial da Propriedade Intelectual apresentou hoje o Índice Global de Inovação (GII - Global Innovation Index) 2023, que nos dá a conhecer as economias mais inovadoras deste ano no mundo.
27 set 2023, 16:00
Portugal ocupa 30ª posição no Índice Global de Inovação da OMPI
Portugal ocupa 30ª posição no Índice Global de Inovação da OMPI

A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) apresentou hoje o Índice Global de Inovação (GII - Global Innovation Index) 2023, que nos dá a conhecer as economias mais inovadoras deste ano no mundo.

A edição deste ano analisa as tendências globais de inovação no contexto de um ambiente económico repleto de incertezas.

Portugal ocupa a 30ª posição, entre as 132 economias em análise, tendo subido duas posições face a 2022. Na relação (PIB per capita) e inovação, o desempenho do País está dentro das expectativas para o seu nível de desenvolvimento.

No que diz respeito aos resultados dos investimentos em matéria de inovação, o relatório aponta que Portugal está efetivamente a traduzir os elevados investimentos em inovação em mais produtos e de maior qualidade. O principal ponto forte de Portugal corresponde à Diversificação da indústria nacional.

Dentro das economias europeias, Portugal tem um desempenho acima da média no que diz respeito às seguintes categorias: Outputs Criativos, Capital Humano, Investigação e Instituições. Nestas áreas, Portugal fica, respetivamente, na 19ª, 23.ª e 35.ª posição no ranking global.

No que diz respeito às Infraestruturas, ocupa a 45.ª posição, a 42.ª no que diz respeito à sofisticação do mercado, a 34.ª na Sofisticação dos Negócios e a 32.ª posição em termos de Outputs de Tecnologia e Conhecimento. 

Suíça, Suécia, Estados Unidos, Reino Unido e Singapura são as cinco economias mais inovadoras em 2023, à escala mundial.

A edição de 2023 identifica uma perspetiva cada vez mais incerta para o capital de risco que ajuda a transformar o engenho humano em novos produtos e serviços, com o valor global do financiamento do capital de risco a registar uma queda significativa no ano passado.

Este relatório analisa o desempenho das diversas economias com base nos seguintes critérios: instituições, capital humano e investigação, infraestruturas, crédito, investimento, ligações; criação, absorção e difusão do conhecimento e resultados criativos.


Consultar Retrato de Portugal no Índice Global de Inovação 2023