Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

Prémio Inventor Europeu 2021

O Instituto Europeu de Patentes anunciou os vencedores do Prémio Inventor Europeu de 2021.
21 jun 2021, 10:35
Prémio Inventor Europeu 2021- Cerimónia em ambiente virtual - 17 junho 2021
Prémio Inventor Europeu 2021- Cerimónia em ambiente virtual - 17 junho 2021

O Instituto Europeu de Patentes (IEP) anunciou no passado dia 17 de junho os vencedores do Prémio Inventor Europeu 2021: a sua cerimónia anual de prestígio que premeia a inovação. Os prémios individuais e de equipa foram reconhecidos pelas contribuições que proporcionaram nas áreas de medicamentos nasais, armazenamento de dados baseados em ADN, nano materiais em odontologia, células solares para dispositivos de auto-carregamento, semicondutores orgânicos e avanços na engenharia de tecidos.

“Em tempos desafiantes como este que vivemos, é inspirador ver a criatividade e dedicação demonstrada por estes inventores ao trazer soluções inovadoras para o mundo”, disse o Presidente do IEP, António Campinos. “As suas conquistas lembram-nos que os obstáculos podem ser superados ao aplicar a imaginação, o conhecimento e o engenho. A capacidade de levar uma nova ideia até o mercado também exige perseverança e um ambiente de apoio à inovação, e os finalistas e vencedores do Prémio Inventor Europeu 2021 são prova disto mesmo”.

Os vencedores deste ano foram escolhidos entre centenas de inventores e equipas de inventores que foram indicados para o prémio, oriundos da Áustria, Alemanha, Índia, Noruega, Sérvia, Suécia, Suíça e Estados Unidos.

A celebrar o seu 15.º ano, o Prémio do Inventor Europeu é apresentado anualmente pelo IEP com o intuito de distinguir individualidades notáveis da Europa e e não só, que tenham feito contribuído de forma excecional para a sociedade, para o progresso tecnológico e para o crescimento económico. Os finalistas e vencedores das cinco categorias foram selecionados por um júri internacional independente. Todos eles utilizaram o Sistema Europeu de Patentes para proteger suas tecnologias e, ao fazê-lo, permitiram que outros investigadores e inventores pudessem desenvolver as suas inovações.

A cerimónia de deste ano, realizada pela primeira vez em formato inteiramente digital, foi aberta ao público, que sintonizou pelos mais variados cantos do mundo, para ver anunciados os vencedores.

Os laureados com o Prémio Inventor Europeu 2021 foram:

Indústria

Per Gisle Djupesland (Noruega)

Melhor administração de medicamento nasal

Investigação

Robert N. Grass and Wendelin Stark (Áustria/Suíça)

Armazenamento de dados baseados em ADN

Países Não-IEP

Sumita Mitra (Índia/EUA)

Restaurar sorrisos com nano materiais

Pequenas e Médias Empresas (PMEs)

Henrik Lindström and Giovanni Fili (Suécia)

Células solares flexíveis para dispositivos portáteis

Lifetime achievement [prémio Carreira]

Karl Leo (Alemanha)

Avanços em semicondutores orgânicos

Prémio Popularidade

Gordana Vunjak-Novakovic (Serbia/USA)

Avanços na Engenharia de Tecidos


Sobre o Prémio Inventor Europeu

O Prémio Inventor Europeu é um dos prémios de inovação mais prestigiados da Europa. Lançado pelo IEP em 2006, esta cerimónia homenageia inventores individuais e equipes de inventores cujas invenções pioneiras fornecem respostas para alguns dos maiores desafios de nossos tempos. Os finalistas e vencedores são selecionados por um júri independente composto por autoridades internacionais nas áreas empresariais, política, da ciência, académicas e de investigação, que avaliam as propostas em contexto de progresso técnico, desenvolvimento social, prosperidade económica e criação de empregos na Europa. O prémio é concedido em cinco categorias (indústria, investigação, PMEs, países não-IEP e prémio carreira). Existe ainda um outro prémio, cuja seleção é efetuada pelo público entre os 15 finalistas por meio de votação online: o Prémio Popularidade.