Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

Prémio Inventor Europeu 2022

O Instituto Europeu de Patentes (IEP) revelou hoje os vencedores do Prémio Inventor Europeu 2022.
21 jun 2022, 19:20
Prémio Inventor Europeu 2022
Prémio Inventor Europeu 2022

O Instituto Europeu de Patentes (IEP) revelou hoje os vencedores do Prémio Inventor Europeu 2022.

Numa cerimónia transmitida online, guiada pela portuguesa Filomena Cautela, foram dados a conhecer os inventores que se destacaram nas categorias - Indústria, Investigação, Países não-IEP, Pequenas e Médias Empresas (PME) e Jovens Inventores.

De acordo com o Presidente do IEP, António Campinos, “os vencedores deste prémio estão a abrir caminho para um futuro mais promissor. Eles demonstraram tenacidade, agilidade e perseverança ao investir tempo, energia, recursos e, acima de tudo, engenhosidade e criatividade para dar vida a estas soluções.”

Na categoria “Indústria”, o primeiro prémio foi entregue a Jaan Leis, Mati Arulepp e Anti Perkson, da Estónia, inventores de um material denominado “grafeno curvo” que pode ser utilizado como elétrodo para fornecer um carregamento rápido, ultracapacitador de maior durabilidade e mais potente para a indústria.

Na categoria “investigação”, Claude Grison, de França, recebeu o primeiro prémio, pela invenção de um método de utilização de plantas para extração de elementos metálicos de solos poluídos. Estes elementos são depois utilizados como eco-catalizadores para produzir novas moléculas para as indústrias Química, Cosmética e Farmacêutica.

Na categoria “Países não-IEP”, Donald Sadoway, do Canadá/EUA, foi o vencedor com o desenvolvimento de uma bateria de metal líquido para armazenamento de energias solar e eólica. Composta de matérias primas de fontes locais, esta bateria fornece uma solução de armazenamento a longo prazo e de baixo custo.

Na categoria “PME”, Madiha Derouazi, Elodie Belnoue e a sua equipa, da Suiça/França, foram as vencedoras, com uma plataforma para fabrico de vacinas terapêuticas contra o cancro que ajuda o sistema imunitário a reconhecer e destruir as células cancerígenas no corpo.

O Prémio Jovens Inventores foi atribuído a Victor Dewulf, da Bélgica, Peter Hedley, do Reino Unido, pelo desenvolvimento de um sistema de triagem e reconhecimento de resíduos, orientado por Inteligência Artificial. As instalações de tratamento e processamento de lixo podem utilizar este sistema, de modo a conseguir uma triagem rápida e com precisão dos resíduos, assegurando uma maior quantidade de produto reciclado.

A distinção para o inventor mais popular foi entregue à inventora espanhola, Elena García Armada, inventora do primeiro exoesqueleto robótico adaptável para crianças do mundo.

Foi ainda atribuído o prémio Carreira a Katalin Karikó, bioquímica húngara especializada em mecanismos mediados por RNA.

Os galardoados foram selecionados por um júri independente composto por autoridades internacionais do setor empresarial, político e da ciência, academia e investigação, que avaliam as propostas em contexto de progresso técnico, desenvolvimento social, prosperidade económica e criação de empregos na Europa.


Saber mais sobre o Prémio Inventor Europeu 2022 (Aqui)