Primeira edição do Relatório Nacional de Inovação
O Relatório foi elaborado pela Agência Nacional de Inovação e contou com os contributos de várias entidades, entre as quais o INPI.
A Agência Nacional de Inovação (ANI) apresentou a 1.ª edição do Relatório Nacional de Inovação, no âmbito da Estratégia para a Inovação Tecnológica e Empresarial 2018-2030.
O documento, que terá uma periocidade bienal, pretende compilar e descrever a diversidade dos atores do Sistema Nacional de Inovação (SNI), os diferentes instrumentos de apoio ao conhecimento e à inovação e a sua execução.
O Relatório contou com os contributos de várias entidades, entre as quais o INPI, e apresenta informação quantitativa e qualitativa sobre a evolução das diferentes áreas do conhecimento e inovação que são trabalhadas por entidades públicas, privadas, horizontais e setoriais. Este retrato do panorama de inovação nacional, contempla testemunhos e exemplos das melhores práticas nestas áreas em Portugal.
Neste primeiro exemplar, destacam-se a análise e balanço da resposta do Sistema Nacional de Inovação ao impacto da pandemia criada pela Covid-19, assim como a observação detalhada dos Sistemas Regionais de Inovação nacionais com um estudo das características das estruturas produtivas e empresariais a este nível.
A inovação tem sido um dos elementos que tem contribuído para posicionar Portugal a nível internacional. Desde 2016, Portugal foi o quarto país da União Europeia com um maior desenvolvimento a nível da inovação, sendo agora considerado um país “fortemente inovador”.
Consulte o Relatório Nacional de Inovação aqui.