Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

Proteção à escala da UE das IG dos produtos não agrícolas

UE lança consulta pública sobre a proteção à escala da UE das Indicações Geográficas dos produtos não agrícolas.
15 dez 2020, 14:34
Logo da Comissão Europeia
Logo da Comissão Europeia

Atualmente não existe um sistema à escala da UE para proteger as Indicações Geográficas de produtos não agrícolas (tais como o artesanato e os produtos industriais). No entanto, esses produtos costumam ser um elemento importante da identidade local, atraem o turismo e criam empregos. Um sistema uniforme permitiria nomeadamente:

-         ajudar os produtores a manterem-se competitivos em nichos de mercado;

-         fornecer aos consumidores uma melhor informação sobre a autenticidade dos produtos;

-         impulsionar as economias regionais.

Com o objetivo de reunir opiniões/pontos de vista dos cidadãos e outras partes interessadas sobre esta matéria, a Comissão Europeia lançou, a 30 de novembro, uma Consulta pública.

Esta consulta encontra-se aberta até 18 de janeiro de 2021, devendo os interessados apresentar os seus comentários aqui.