Sessões de esclarecimento sobre novo Regulamento Europeu das Indicações Geográficas não Agrícolas
INPI e EUIPO dinamizaram, na Feira Internacional de Artesanato, em Lisboa, duas sessões de esclarecimento sobre aplicação do novo Regulamento Europeu das Indicações Geográficas não Agrícolas.
Sessões de esclarecimento sobre novo Regulamento Europeu das Indicações Geográficas não Agrícolas
Portugal é um país com uma longa tradição em matéria de Indicações Geográficas (IG) artesanais ou industriais, 39 no total. São exemplo de registo de IG o Bordado de Castelo Branco, a Camisola Poveira, os Lenços dos Namorados do Minho ou a Viola Amarantina.
A IG é um direito de propriedade industrial que protege o nome de um produto com origem em determinada região, cujas qualidades ou reputação estão ligadas a essa origem geográfica. Uma proteção que existe a nível nacional e que, no caso dos produtos artesanais e industriais, passa a ter possibilidade de ser válida nos 27 países da União Europeia a partir de 1 dezembro.
Foi para explicar a novidades e vantagens da aplicação do novo Regulamento Europeu das Indicações Geográficas não Agrícolas que o INPI e o Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) promoveram na Feira Internacional de Artesanato, nos dias 3 e 4 de julho, duas sessões de esclarecimento sobre esta temática dirigidas principalmente a artesãos, produtores, municípios e associações.
Ricardo Ferreira, Chefe de Equipa de Cooperação Europeia no EUIPO, e Ana Filipa Espinheiro, Perita Nacional Destacada no EUIPO, explicaram de que forma o novo regulamento vai contribuir para proteger produtores, valorizar ativos das empresas e promover o reconhecimento da qualidade dos produtos certificados por parte dos consumidores a nível europeu.
Durante as sessões foi esclarecido quem pode e como solicitar uma IG da União Europeia para produtos artesanais e industriais. Qual o papel do INPI na fase nacional dos pedidos de registo de IG foi o tema da apresentação assegurada por Sílvia Lourenço, Técnica Superior no INPI. Os encontros encerraram com um momento de perguntas e respostas.
Ana Bandeira, Presidente do Conselho Diretivo (CD) do INPI, Margarida Matias e Luis Metelo, vogais do CD, estiveram presentes nas sessões de esclarecimento.