Ir para Conteúdo principal

PI para +Jovens

PI para todos

Educar para a Propriedade Industrial (PI) e mudar mentalidades.

O que é?

O Projeto “PI para todos” nasceu no âmbito de uma iniciativa de cooperação do Grupo Anti Contrafação (GAC) e da vontade de chegar aos mais jovens e à comunidade escolar e partilhar com eles a importância da Propriedade Intelectual e Industrial, de registar e proteger estes direitos e de alertar, simultaneamente, para os perigos da contrafação e da pirataria.

Este é um projeto conjunto que o INPI desenvolve com a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP).

 

Qual o objetivo?

Educar para a Propriedade Industrial (PI) e mudar mentalidades.

O Objetivo desta iniciativa é criar, nas camadas mais jovens, uma mentalidade de valorização e respeito da Propriedade Intelectual, dotando-os de conhecimentos sobre estas matérias e alertando para os efeitos prejudiciais que o consumo de produtos contrafeitos pode ter para a saúde, segurança, economia, sociedade e ambiente e os riscos que o acesso a conteúdo ilegal online podem colocar ao nível da cibersegurança.

Além disto, através deste projeto são fornecidas alternativas legais para adquirir produtos originais e aceder a conteúdo legal online, em alguns casos de forma gratuita ou a preços mais competitivos.

 

A quem se destina o projeto?

Como o nome indica, a TODOS.

Apesar de este projeto estar direcionado para a comunidade escolar, alunos e professores, a realidade é que este projeto destina-se à sociedade civil no geral.

 

Quais os materiais didáticos disponíveis?

O Projeto “PI para todos” compreende uma apresentação, em formato PDF, que reúne, de forma apelativa e simples, informação sobre o tema, vídeos de campanhas anti contrafação bem como um guia para dinamização de sessões de esclarecimento para os mais novos.

 

Como podem ser utilizados os materiais didáticos?

Professores – Poderão utilizar a apresentação em aula e abordar a temática com os alunos. No guia, existem jogos e vídeos que poderão utilizar para dinamizar as sessões.

Alunos – Poderão consultar a informação e partilhar com os colegas os materiais interativos disponíveis na apresentação e no guia.

Cidadãos – Poderão analisar os documentos e realizar as propostas sobre a temática.

 

Como contactar o INPI?

O INPI está disponível para realizar ações de sensibilização juntamente com as entidades parceiras do projeto. O pedido poderá ser endereçado através do seguinte email: raquel.m.campos@inpi.pt.