Desafios Justiça: INPI promove sessão de QA em colaboração com a FCT
O INPI, em colaboração com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, promoveu hoje uma nova sessão de esclarecimentos sobre a iniciativa Desafios Justiça, dirigida ao sistema científico e tecnológico.
Desafios Justiça: INPI promove sessão de esclarecimentos em colaboração com a FCT
O INPI, em colaboração com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), promoveu hoje uma sessão de esclarecimentos sobre a iniciativa Desafios Justiça, na qual o Instituto foi o primeiro organismo da esfera da Justiça a lançar o desafio dirigido a startups, universidades e centros de investigação, para a procura de uma ferramenta de “pesquisa conceptual” entre marcas.
O objetivo deste evento, dirigido aos empreendedores e inovadores do nosso país, foi dar a conhecer o Desafio da “Pesquisa Conceptual” e esclarecer as eventuais dúvidas com a presença de uma equipa especializada, à semelhança da sessão organizada com a colaboração da Startup Lisboa, Startup Portugal e Startup Braga, no passado mês de abril.
No início da sessão, António Bob Santos, Vogal do Conselho Diretivo da FCT, sublinhou a importância destas ações conjuntas, uma vez que é “objetivo da FCT colocar ao dispor das diferentes entidades os instrumentos da Fundação para resolução de possíveis problemas”.
Tiago Cunha Martins, do Gabinete do Secretário de Estado da Justiça, deu a conhecer a Estratégia Govtech para a Justiça, “uma oportunidade para aproximar a Justiça do ecossistema da Ciência e da Inovação”
Seguiu-se a intervenção de Georges Lobo, Programe Manager na Comissão Europeia (CE), que partilhou com os participantes as diferentes iniciativas levadas a cabo pela CE no âmbito do programa Govtech Connect.
O Vogal do Conselho Diretivo do INPI, Fernando Marta, acompanhado do Diretor de Marcas e Patentes do INPI, André Robalo e do Chefe do Departamento de Marcas, Desenhos ou Modelos do INPI, Alexandre Leitão, partilhou com os presentes os traços gerais do Desafio do INPI, com a apresentação de casos práticos.
Os Desafios Justiça funcionam como concursos de ideias inovadoras para responder a necessidades concretas de entidades da esfera da Justiça. Trata-se de uma oportunidade para potenciar o intercâmbio, fomentar sinergias e estimular a criatividade em processos de coinovação entre o setor público da Justiça e o ecossistema de inovação e empreendedorismo, nacional, europeu e internacional, para efeitos de experimentação e teste de ideias.
Os candidatos admitidos serão convidados a realizar uma sessão pública para apresentação final das ideias (pitch) com a presença de membros do governo, potenciais investidores e comunicação social.
O prazo para candidaturas a este primeiro Desafio termina no dia 31 de maio.