EEA Grants: INPI recebe visita de delegação do office de PI islandês
O INPI recebeu, esta semana, uma delegação do Instituto da Propriedade Intelectual da Islândia (ISIPO) para uma visita de trabalho dedicada à partilha de boas práticas que possam contribuir para a redução da disparidade de género no campo da Propriedade Industrial (PI).
EEA Grants: INPI recebe visita de delegação do office de PI islandês
O INPI recebeu, esta semana, uma delegação do Instituto da Propriedade Intelectual da Islândia (ISIPO) para uma visita de trabalho dedicada à partilha de boas práticas e à troca de experiências sobre ferramentas, iniciativas e políticas públicas que possam contribuir para a redução da disparidade de género no campo da Propriedade Industrial (PI) no âmbito do Fundo de Relações Bilaterais do EEA Grants Portugal.
Esta é uma iniciativa que contribui diretamente para os objetivos das Subvenções do EEA Grants, nomeadamente:
- Reduzir as desigualdades sociais e económicas na Europa: promover a igualdade de género em áreas estratégicas como a inovação e a propriedade intelectual;
- Reforçar as relações bilaterais entre Portugal e a Islândia: aumentar a colaboração entre os dois países, com foco no empoderamento das mulheres em setores estratégicos.
No decorrer da visita, a delegação teve a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelos Gabinetes de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial (GAPI) da Nova Medical School – Faculdade de Ciências Médicas e do Instituto Superior Técnico e GAPI na proteção da Propriedade Industrial e na promoção da inovação no meio académico, com especial destaque para iniciativas onde a participação e o contributo das mulheres assumem uma relevância particular. A visita ao Instituto Superior Técnico contou com a presença de Filipa Rocha, finalista do Young Inventor Awards 2023 do Instituto Europeu de Patentes.


No âmbito desta visita, o INPI e o ISIPO assinaram também um Memorando de Entendimento, que estabelece as bases para o desenvolvimento de atividades conjuntas, em matéria de cooperação, na área da PI.

O documento foi assinado pela Presidente do Conselho Diretivo do INPI, Ana Bandeira, e Borghildur Erlingsdóttir, Presidente do Instituto islandês. A cerimónia foi presidida pela Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Maria Clara Figueiredo.
O último dos três dias de visita a Portugal foi ainda marcado por uma manhã de partilha com a presença da Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão do EEA Grants Portugal, Maria Mineiro, e pela Presidente da CIG - Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Sandra Ribeiro.

O compromisso estabelecido entre Portugal e a Islândia, que se iniciou com a deslocação do INPI à Islândia, no inicio deste mês, fortalece assim a cooperação internacional na área da PI e sublinha a importância de um setor mais inclusivo e inovador.