Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

IBEPI publica novo estudo sobre impressão 3D

Impressão 3D: um panorama de pedidos de patente depositados em países do IBEPI/2021, estudo publicado pelo IBEPI.
08 abr 2022, 10:40
IBEPI publica novo estudo sobre impressão 3D
IBEPI publica novo estudo sobre impressão 3D

O objetivo principal deste estudo do IBEPI na identificação de documentos de patente sobre manufatura aditiva (popularmente conhecida como impressão 3D) nas diversas áreas de aplicação desta tecnologia e nas suas principais vertentes: máquinas, materiais utilizados e processos associados.

Este mapeamento ocorreu no período entre 2014 e 2018, com a participação de dez países do IBEPI (Programa ibero-americano de PI): Argentina, Brasil, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru, Portugal, Colômbia e República Dominicana. A maior parte destes países participou do estudo fornecendo dados de pedidos de patente. Alguns destes (Argentina, Brasil, Equador, El Salvador e República Dominicana) realizaram também entrevistas com especialistas em impressão 3D, a fim de complementar este panorama.

O estudo encontra-se disponível para consulta na página do IBEPI, onde atualmente foi disponibilizado um conteúdo para estes tipo de estudos.

O IBEPI é um projeto regional lançado pelos Institutos Nacionais de Propriedade Industrial ibero-americanos com base nas necessidades identificadas nesta região em termos de promoção do uso estratégico da Propriedade Industrial (PI) como instrumento de competitividade e desenvolvimento, a nível industrial, comercial e I&D nesta região.

A informação tecnológica constitui um elemento fundamental para a inovação. Neste âmbito de ação o IBEPI, para além de desenvolver semestralmente Boletins de Informação Tecnológica (BVT) nas áreas agroalimentar e energia eólica, elabora também estudos sobre PI cujo o objetivo consiste, em promover o desenvolvimento das sociedades ibero-americanas, mediante o uso estratégico da PI, como apoio às políticas públicas e estímulo à competitividade da região.