IBEPI publica novo estudo sobre impressão 3D
                Impressão 3D: um panorama de pedidos de patente depositados em países do IBEPI/2021, estudo publicado pelo IBEPI.
                
                
                
                    
                        
                            .png?ver=3B7v_9UQN_6IzqBJJyukEg%3d%3d) IBEPI publica novo estudo sobre impressão 3D
                            
                            
                                                        
                            
                                IBEPI publica novo estudo sobre impressão 3D
                            
                         
                    
                
            
                O objetivo principal deste estudo do IBEPI na identificação de documentos de patente sobre manufatura aditiva (popularmente conhecida como impressão 3D) nas diversas áreas de aplicação desta tecnologia e nas suas principais vertentes: máquinas, materiais utilizados e processos associados.
Este mapeamento ocorreu no período entre 2014 e 2018, com a participação de dez países do IBEPI (Programa ibero-americano de PI): Argentina, Brasil, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru, Portugal, Colômbia e República Dominicana. A maior parte destes países participou do estudo fornecendo dados de pedidos de patente. Alguns destes (Argentina, Brasil, Equador, El Salvador e República Dominicana) realizaram também entrevistas com especialistas em impressão 3D, a fim de complementar este panorama.
O estudo encontra-se disponível para consulta na página do IBEPI, onde atualmente foi disponibilizado um conteúdo para estes tipo de estudos.
O IBEPI é um projeto regional lançado pelos Institutos Nacionais de Propriedade Industrial ibero-americanos com base nas necessidades identificadas nesta região em termos de promoção do uso estratégico da Propriedade Industrial (PI) como instrumento de competitividade e desenvolvimento, a nível industrial, comercial e I&D nesta região.
A informação tecnológica constitui um elemento fundamental para a inovação. Neste âmbito de ação o IBEPI, para além de desenvolver semestralmente Boletins de Informação Tecnológica (BVT) nas áreas agroalimentar e energia eólica, elabora também estudos sobre PI cujo o objetivo consiste, em promover o desenvolvimento das sociedades ibero-americanas, mediante o uso estratégico da PI, como apoio às políticas públicas e estímulo à competitividade da região.