Prémio Bartolomeu de Gusmão
A edição de 2020 do Prémio Bartolomeu de Gusmão foi adiada para 2021, devido à COVID-19.
A segunda edição do Prémio Bartolomeu de Gusmão, prevista para este ano, foi adiada para 2021, em virtude da situação de pandemia que atualmente vivemos.
O Prémio Bartolomeu de Gusmão é uma iniciativa do Ministério da Justiça, no âmbito do Programa Justiça + Próxima, que, através do INPI, visa distinguir as invenções e o design de origem portuguesa.
Este Prémio foi criado em 2018 com o objetivo de distinguir a capacidade inovadora dos portugueses, nos domínios tecnológico e comercial, e sensibilizar para o papel da Propriedade Industrial na sociedade e na economia do país.
O prémio realiza-se de dois em dois anos. A primeira edição, realizada em 2018, premiou individualidades e entidades em cinco categorias, cuja aposta nos direitos de propriedade industrial teve um impacto significativo na vida quotidiana dos cidadãos, tendo a sua nomeação e atribuição sido definida por um júri.
A segunda edição será aberta para qualquer pessoa ou empresa, que poderá apresentar candidaturas a cada uma das seguintes sete categorias: Ecotecnologia, Indústria, I&D, PME, Startups, Design e Internacionalização.
Em todas as edições existirá um vencedor do Prémio de Mérito e Excelência, que surge apenas por nomeação e atribuição do júri.
A abertura para apresentação das candidaturas será anunciada no primeiro trimestre de 2021.