Ir para Conteúdo principal
Inpi

WIPO GREEN

A plataforma online WIPO GREEN consiste num marketplace para tecnologias sustentáveis destinada a incentivar a inovação e a difusão de tecnologias relacionadas com o meio ambiente, colocando em contacto os fornecedores de tecnologias com as pessoas que procuram tecnologias, oferecendo uma série de serviços destinados a incentivar transações comerciais mutuamente vantajosas.

A WIPO GREEN tem duas componentes: a Base de Dados WIPO GREEN e a Rede WIPO Green.

A BD WIPO GREEN tem por objetivo dar visibilidade mundial aos produtos ou necessidades verdes de inventores nesta área, e, também, encontrar parceiros e descobrir oportunidades de negócio e de investimento. A Rede WIPO Green permite que os inventores possam estabelecer contactos com potenciais parceiros e investidores em eventos e exposições, promovendo serviços, permitindo, ainda, encontrar os especialistas que necessitam para desenvolver o seu negócio na Base de Dados de Peritos de WIPO GREEN e, assim, beneficiar de recursos e formação em matéria de gestão de PI, comercialização, concessão de licenças e outros.

A Rede WIPO GREEN inclui organizações internacionais, institutos de PI, associações comerciais e empresariais, empresas multinacionais, instituições governamentais e financeiras, universidades e centros de pesquisa, entre outros.

A WIPO GREEN é, então, uma plataforma global que estabelece relações entre os utilizadores, fomenta parcerias e oferece um mercado para invenções, tecnologias, know-how e serviços verdes.

O INPI está consciente da importância de preservar e cuidar do nosso planeta e do papel que nos cabe na promoção de iniciativas que conduzam a um futuro mais verde.

Como parceiro da WIPO GREEN, o INPI organizou o webinar O futuro do Planeta Terra enquanto Propriedade (Industrial) de todos nós” sobre a Plataforma durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, com o objetivo de discutir a proteção de soluções inovadoras na área das tecnologias verdes como meio de promoção do desenvolvimento e crescimento económico das sociedades modernas, de acordo com uma das cinco linhas da Presidência Portuguesa “Europa Verde: Promover a UE como líder na ação climática”.

 

“Inovar para um Futuro Verde”

A 26 de abril de 2020, por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Propriedade Intelectual, naquele ano subordinado ao tema “Inovar para um Futuro Verde”, o INPI elaborou um Estudo, resultado da análise de publicações de documentos de patentes de requerentes de nacionalidade portuguesa cuja temática incide sobre a transição para tecnologias associadas à economia de baixo carbono.

Tendo em conta os resultados obtidos, para o intervalo temporal 2010-2020, os mesmos foram agrupados nas seguintes áreas técnicas: Tecnologias de mitigação de alterações Climáticas - energia solar; Tecnologia de aproveitamento da energia das marés ou das ondas; Produção de energia através de fotovoltaico; Redes inteligentes; Elementos arquitetónicos ou construtivos que melhoram o desempenho térmico dos edifícios; Baterias, veículos elétricos ou sistemas de armazenamento de energia; Tecnologias de adaptação às alterações climáticas para proteção da saúde humana; Tecnologia de tratamento de águas residuais.

No Estudo destacam-se os resultados obtidos nas áreas técnicas da energia solar, com 40 publicações, tecnologia de aproveitamento da energia das marés ou das ondas, com 38 publicações e produção de energia através de fotovoltaico, com 28 publicações de patente.
 

Estudo Ibérico - “Patentes e controlo de incêndios rurais”

Este estudo revela as tecnologias mais promissoras (que apresentam um documento de patente associado) na área do combate e controlo de incêndios rurais, revelando o papel crucial que, também neste domínio, a Propriedade Industrial assume no incentivo à inovação. Dá igualmente a conhecer as principais iniciativas e políticas adotadas, neste âmbito, em Portugal e Espanha. Integra ainda um capítulo dedicado à opinião da AGIF relativa à prevenção e deteção de incêndios em Portugal, enquanto Instituto Público ao qual compete a análise integrada, o planeamento, a avaliação e a coordenação estratégica do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, incluindo a intervenção qualificada em eventos de elevado risco.

O estudo teve por base a informação técnica proporcionada pelas patentes sobre a gestão sustentável das florestas, a luta contra a desertificação, a prevenção da degradação do solo e a perda da biodiversidade, tendo como foco a evolução das patentes relacionadas com o controlo de incêndios rurais. Foi elaborado por examinadores de patentes do INPI e da OEPM, com a assessoria técnico-científica de especialistas do setor da Academia e de organismos nacionais competentes no combate e controlo dos incêndios em Espanha e Portugal.

 

Green Technology Book 2022 - Tecnologias de adaptação às alterações climáticas

Publicação da OMPI sobre tecnologias de adaptação às alterações climáticas, cujo lançamento decorreu durante a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP27), em novembro de 2022.

Este documento analisa o panorama das tecnologias verdes que respondem a alguns dos desafios mais críticos trazidos pelas alterações climáticas. Apresenta as tendências tecnológicas e soluções práticas para combater o impacto das mudanças climáticas na agricultura e silvicultura, no setor hídrico e nas cidades.

 

Aceda ao website da WIPO GREEN

https://www3.wipo.int/wipogreen/en/