Ir para Conteúdo principal
Apoio às PME

IP Scan Enforcement

Este serviço visa aconselhar as PME que constatem os seus Direitos de Propriedade Intelectual violados, que sejam alvo de acusações de violação de DPI por parte de terceiros ou que possuam um elevado risco de sofrer tais infrações.

IP Scan Enforcement

O IP Scan Enforcement é um dos serviços do Fundo de apoio às PME, uma iniciativa da Comissão Europeia, implementada pelo EUIPO em colaboração com o INPI.

Este serviço tem por objetivo o aconselhamento às PME que constatem qualquer violação aos seus Direitos de Propriedade Intelectual (DPI), que sejam alvo de acusações de violação de DPI por parte de terceiros, ou que possuam um elevado risco de sofrer tais infrações.

O IP Scan Enforcement abrange uma vasta série de direitos de PI cujo objeto está sujeito ao risco de violação: patentes, marcas, desenhos e modelos, modelos de utilidade, variedades vegetais, indicações geográficas e ativos não registados ou não registáveis como segredos comerciais, direitos de autor e desenhos e modelos não registados.
 

Em que situações poderá o serviço IP Scan Enforcement ser útil?

A PME poderá, por exemplo, encontrar-se numa situação em que é acusada de violar um DPI (a PME como demandada), ou descobre que alguém está a violar os seus DPI (a PME como demandante), ou mesmo em situações que exijam ações preventivas específicas.

O serviço IP Scan Enforcement pode ser útil nas seguintes circunstâncias:

  • se a sua empresa tiver conhecimento de que um terceiro está a violar os seus ativos de PI
  • se a sua empresa tiver recebido ou puder vir a receber queixas de terceiros por alegada violação dos seus ativos de PI (por exemplo, se tiver recebido uma carta de cessação e desistência)
  • se a sua empresa necessitar de ações preventivas específicas relacionadas com a aplicação dos seus direitos de PI (por exemplo, no caso de atividades de comércio online, externalização da produção, participação em feiras e exposições, entre outros)

Ressalva-se que serviço de IP Scan Enforcement não inclui:

  • Realização de ações de Enforcement específicas, como a elaboração de cartas de cessação e desistência;
  • Aconselhamento jurídico formal;
  • Ações judiciais ou a apresentação de um AFA (pedido de intervenção);
  • Contacto direto com as autoridades responsáveis pela aplicação da lei, como tribunais, autoridades aduaneiras, institutos de PI, etc.;
  • Prestação de serviços permanentes de monitorização das infrações à PI.

Condições Gerais

Elegibilidade das PME

  • De acordo com a definição da Comissão Europeia, apenas as PME da União Europeia (UE) são elegíveis para o financiamento.
  • Se a PME for elegível, o princípio “do primeiro a chegar, o primeiro a ser servido” será aplicado, tendo como critérios a data e hora da apresentação do pedido.

Requisitos

A PME tem de, cumulativamente, preencher os seguintes requisitos:

  • Estar estabelecida num Estado Membro (EM) da UE.
  • O EM onde está estabelecida a PME oferece o serviço de IP Scan Enforcement.

Solicitar o Serviço de IP Scan Enforcement

Para beneficiarem do serviço de IP Scan Enforcement, as PME deverão seguir os seguintes passos:

1 Candidatura junto do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO)

 

A PME deverá apresentar a sua candidatura junto do EUIPO.

2 Consulta da Lista de Peritos 

 

Depois de submetida a candidatura ao Fundo PME, no site do EUIPO, aprovada a referida candidatura e atribuída a devida a subvenção (voucher), a PME deverá, antes de solicitar o serviço IP Scan Enforcement, consultar a listagem de peritos selecionados para prestar esse serviço.

3 Preenchimento do Formulário 

 

A PME deve, através do preenchimento do formulário disponibilizado online, solicitar o serviço IP Scan Enforcement.

4 Contacto do perito com a PME

 

Posteriormente, após o perito ter sido informado pelo INPI de que foi selecionado pela PME, deverá o perito contactar a empresa para levar a cabo as necessárias entrevistas e posterior produção de relatório. Desta forma serão facultadas à PME as orientações gerais, ações a adotar, informações sobre os potenciais custos e elementos de contacto pertinentes para o acompanhamento. Com base no relatório que vier a ser disponibilizado pelo perito à PME, o beneficiário passa a dispor das informações necessárias para poder decidir quais as ações adequadas em matéria de Enforcement.

5 Verificação da qualidade pelo INPI

Antes de submeter o pedido de reembolso ao EUIPO, o relatório deverá ser submetido ao INPI para a devida verificação de qualidade pelo INPI.

6 Pedido de reembolso ao EUIPO

A PME deverá facultar ao INPI os devidos comprovativos de pagamento do serviço IP Scan Enforcement. O INPI, após a verificação de qualidade do relatório, emitirá um documento comprovativo de prestação e pagamento do Serviço, que permitirá à PME solicitar ao EUIPO o reembolso de 90% das despesas tidas com este serviço (excluindo o IVA), até ao máximo de 810 euros, utilizando o formulário disponível na sua conta do Fundo PME.

Contacto

      Para mais informações sobre o serviço IP Scan Enforcement, contacte o INPI através do email ipscan@inpi.pt.