Publicações

Estudos do EUIPO e IEP

Informação atualizada a 12 abril 2018 10:40

Aceda aos estudos sobre propriedade industrial disponibilizados pelos Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) e pelo Instituto Europeu de Patentes (IEP).

 Pode consultar os estudos no portal do Observatório Europeu das Infrações aos Direitos de Propriedade Intelectual ou clicando nos links abaixo.


Sínteses em Português de Estudos Relevantes na Área da Propriedade Intelectual

O Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), através do Observatório Europeu das Infrações aos Direitos de Propriedade Intelectual, tem vindo, em colaboração com outros organismos, a publicar uma série de estudos sobre a utilização da Propriedade Intelectual (PI) e o respetivo impacto na economia, bem como sobre os efeitos das infrações aos direitos de PI nas mais variadas áreas.

Tendo em consideração que as questões abordadas e os dados apurados se revestem de um assinalável interesse, o INPI elaborou sínteses em português de alguns dos estudos, com o intuito não só de destacar e tornar mais acessíveis as conclusões referentes ao nosso país, mas também de divulgar as mais recentes informações de cariz económico e estatístico sobre a Propriedade Intelectual na Europa e no mundo.

Nota: as sínteses são meramente informativas e não dispensam a consulta dos estudos originais, que são da autoria das organizações aí mencionadas.


Comércio de Produtos de Contrafação e Zonas Francas – Dados Recolhidos de Tendências Recentes

O Custo Económico da Infração do Direito da Propriedade Industrial nos Setores dos Pneus e das Baterias