Ir para Conteúdo principal
Observatório da PI

Estudos sobre propriedade industrial

Promovemos e publicamos diversos estudos na área da propriedade industrial. Os resultados estão disponíveis para download nesta página.
 

 

O uso da propriedade industrial em Portugal numa perspetiva internacional, 2023
Realizado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), por ocasião da Conferência internacional sobre Propriedade Industrial e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em Lisboa, apresenta um estudo sobre o uso da propriedade industrial em Portugal, numa perspetiva internacional.

Relatório sobre os Modelos de Utilidade em Portugal de 2018 a 2022, 2023
Disponibiliza um relatório sobre o panorama dos Modelos de Utilidade nacionais, onde se aborda a evolução dos Pedidos desta modalidade de Propriedade Industrial no período de 2018 a 2022.

Estudo sobre Denominações de Origem e Indicações Geográficas em Portugal, 2022
Faz uma retrospetiva dos principais indicadores estatísticos relativos a estes sinais distintivos do comércio, entre 1946 e 2022.

Estudo Ibérico INPI/OEPM - Patentes e controlo de incêndios rurais, 2022
Revela as tecnologias mais promissoras (que apresentam um documento de patente associado) na área do combate e controlo de incêndios rurais, revelando o papel crucial que, também neste domínio, a Propriedade Industrial assume no incentivo à inovação. Dá igualmente a conhecer as principais iniciativas e políticas adotadas, neste âmbito, em Portugal e Espanha.

Estudo - Inovar para um Futuro Verde, 2020
Analisa as publicações de documentos de patentes de requerentes de nacionalidade portuguesa cuja temática incide sobre a transição para tecnologias associadas à economia de baixo carbono. lançado a 26 de abril de 2020, por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Propriedade Intelectual, naquele ano subordinado ao tema “Inovar para um Futuro Verde”.

Estudo sobre o contributo das marcas para o crescimento económico e para a competitividade internacional, 2011
Procura criar uma base de dados de pedidos de marcas comunitárias, que dê novas perspetivas sobre a posição de Portugal no contexto internacional da PI. Identifica as forças e fraquezas da economia portuguesa, a sua evolução no tempo e o grau de migração para atividades intensivas em inovação. Projeta dinâmicas futuras de competitividade e avalia o estado da economia portuguesa em matéria de competências tecnológicas e comerciais, no contexto europeu. 

Estudo sobre a utilização da propriedade industrial nos setores dos plásticos e dos moldes, 2005
Aprofunda o conhecimento sobre a utilização da PI nos setores dos plásticos e moldes. Procura identificar e analisar as dificuldades associadas ao uso da PI, as estratégias de proteção, atuais e potenciais, e a valorização e comercialização dos direitos de propriedade industrial. 

Estudo sobre a utilização da propriedade industrial no setor da cortiça, 2005
Analisa o setor da cortiça em Portugal e os seus subsetores. Procura compreender se a liderança na produção, transformação e exportação corresponde a uma liderança na investigação, conhecimento e autonomia tecnológica. Analisa e tenta compreender como o setor se posiciona face à PI e em que medida esta é um fator de competitividade. 

Estudo sobre a utilização da propriedade industrial no setor da cerâmica e do vidro, 2005
Apresenta um estudo diagnóstico de avaliação de necessidades e de prospeção do mercado potencial para a PI no setor da cerâmica e do vidro. Foi publicado no final de 2005.

Estudo sobre a utilização da propriedade industrial em Portugal, 2003
Procura conhecer os padrões de uso da PI em Portugal, gerar e sistematizar informação de base sobre o sistema de PI português e lançar pistas para estudos noutras áreas que precisam de aprofundamento. Os setores estratégicos nesta investigação são os da cerâmica e vidro, plásticos e moldes e cortiça. 

O sistema da PI e a sua utilização por parte das empresas dos setores têxtil, vestuário e calçado – benchmarking Europa e Europa/Ásia
Procura caracterizar os padrões de proteção da PI dos setores têxtil, vestuário e calçado (STVC), para conhecer os utilizadores dos mecanismos de protecção mas também para perceber porque é que muitos não recorrem a esses mecanismos. Analisa ainda a concorrência que estes setores enfrentam à escala internacional.

Estudo sobre a procura de patentes com origem em Portugal
Analisa o volume, ritmo e estrutura dos pedidos de registo de patentes de invenções criadas em Portugal.

 

 

 

 

Informação atualizada a 11 janeiro 2024 23:19